terça-feira, 11 de maio de 2010

II SIMPÓSIO DE MINERAÇÃO E RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS

A estreita interação entre mineração e água subterrânea remonta os primórdios da civilização, quando o homem começa a explorar os recursos minerais. Há cerca de 700 anos AC tem-se registros da utilização de técnicas de mineração para captar água subterrânea na Pérsia Antiga, em regiões áridas da Armênia.

No Brasil, especificamente em Ouro Preto, durante o ciclo do ouro essa interação foi muito intensa e até os dias de hoje as antigas galerias de minas abandonadas são utilizadas para a captação de águas subterrâneas. Com o esgotamento do minério de ouro oxidado causando o fim do ciclo produtivo do ouro, a mineração de ouro renasce no século XIX avançando em profundidades sobre o minério sulfetado, desencadeando os processos de drenagem ácida.

A partir dos anos 80 do século XX, as grandes minas de ferro avançam abaixo do nível de água acarretando impactos e conflitos na disponibilidade dos recursos hídricos. As discussões ocorridas durante o I Simpósio de Mineração e Recursos Hídricos promovido pela ABAS – MG em 2002 contribuíram de forma significativa na elaboração da legislação que disciplina as atividades de mineração e o uso dos recursos hídricos subterrâneos no Estado de Minas Gerais.

Com o crescimento da indústria de mineração no Brasil aumentam os impactos e conflitos do uso da água, sendo necessário ampliar as discussões sobre os aspectos quantitativos e qualitativos, buscando novas tecnologias e soluções, aperfeiçoando a legislação e procurando estender o debate para outros Estados da Federação com tradição em mineração. É com este objetivo que a ABAS – MG estará realizando entre os dias 30/05 a 02/06 de 2010 o II Simpósio de Mineração e Recursos Hídricos Subterrâneos.

O II Simpósio a ABAS – MG contará com a participação do INAP (International Network for Acid Prevention) e com seu grupo afiliado na América do Sul (South America Network for Acid Prevention - SANAP) que em muito poderão contribuir com a compreensão e gestão dos impactos ambientais da drenagem ácida, trazendo a participação de profissionais e empresas com experiência internacional nesse tema.

Inscrições e maiores informações no site: http://www.abas.org.br/simposio/port/

Nenhum comentário:

Postar um comentário